(per)Seguidores

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Teorias Económicas vs Teorias Políticas

John Maynard Keynes (Cambridge, 5 de Junho de 1883 – Tilton, East Sussex, 21 de Abril de 1946), foi um economista britânico cujos ideais serviram de influência para a macroeconomia moderna, tanto na teoria como na prática. Defendeu uma política económica de Estado intervencionista, através da qual os governos usariam medidas fiscais e monetárias para mitigar os efeitos adversos dos ciclos económicos - recessão, depressão e booms. As suas ideias serviram de base para a escola de pensamento conhecida como Economia Keynesiana.

Milton Friedman (Brooklyn, 31 de Julho de 1912  São Francisco, 16 de Novembro de 2006) foi um dos mais destacados economistas do século XX e um dos mais influentes teóricos do liberalismo económico. Principal apóstolo da Escola Monetarista e membro da Escola de Chicago, além de defensor do laissez faire e do Mercado Livre, Friedman foi conselheiro do governo chileno de Augusto Pinochet e muitas de suas ideias foram aplicadas na primeira fase do governo Nixon e em boa parte do governo Reagan.


Tendo recebido o vídeo abaixo e porque a situação económica no mundo ocidental nos obriga a estar por dentro destes temas secos e pouco recomendáveis, recomendo, como me fizeram, que o ouçam e vejam com atenção, sobretudo se não são Economistas, para que não nos comam a papa na cabeça e se apercebam onde pára a Teoria Económica e começa a POLÍTICA!
Os dois Economistas referenciados no vídeo, são indiscriminadamente referenciados por Economistas, Fazedores de Opinião e Políticos, para justificarem as suas propostas de saída da crise, conforme a área política de cada um, mas para que não fiquem de fora, saibam mais sobre cada um.
Pelos comentários feitos ao vídeo, no Youtube, percebe-se que há especialistas em economia, que desdenham deste Professor Catedrático, em favor de um outro, confirmando que Economia e Política se entrelaçam, conforme o tocador…

Sem comentários:

Enviar um comentário