(per)Seguidores

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Uma Cultura de hoje, dentro de uma Cultura eterna

Porta do Cairo
O Núcleo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), no Egipto, realizou ontem, na cidade do Cairo, a Festa de Natal Lusófona, que decorreu na residência oficial da embaixada angolana, pelo facto de Angola exercer a presidência.
A primeira Festa de Natal Lusófona, que contou com a presença de 300 pessoas, visou unir a comunidade dos países de língua portuguesa para o reforço da cooperação existente em vários domínios, com destaque para os sectores social, económico e cultural. A festa visou também a promoção da cultura e da literatura no Egipto e nos países do Médio Oriente.
Segundo uma nota da Embaixada de Angola no Egipto, a festa congregou familiares e membros das embaixadas de Angola, Brasil, Moçambique e Portugal, que compõem o Núcleo da CPLPL no Cairo. Durante a Festa de Natal Lusófona cada país membro apresentou a culinária da sua terra. O embaixador de Angola no Egipto, na qualidade de anfitrião, disse que a festa serviu para o cumprimento das decisões saídas da primeira reunião do núcleo da CPLP, que visa aproximar a comunidade da língua portuguesa residente do Egipto e na divulgação da sua cultura.
O embaixador do Brasil, o Ministro Conselheiro e Encarregado de Negócios da Embaixada de Moçambique e o diplomata português, Aristides Gonçalves consideraram que a realização da primeira Festa de Natal Lusófona abre o caminho para a realização de várias actividades conjuntas para a promoção da língua portuguesa, da literatura e da cultura dos países membros em toda a região da Liga Árabe, que vai trazer para o núcleo da CPLP uma dinâmica acelerada nas suas acções, permitindo promover a identidade cultural dos países lusófonos.
No Ano internacional para a Aproximação de Culturas, faz todo o sentido enxertar a jovem Cultura dos Países Lusófonos numa Cultura das mais velhas da história da Humanidade e berço de muito do conhecimento em todas as áreas, que ainda hoje nos maravilham e no Cairo, património da Humanidade.
E o Natal, no Egipto, é mesmo um enxerto cultural…
Saliente-se que o encontro decorreu na Embaixada de Angola, que preside à CPLP e que não deixou a iniciativa por mãos alheias e que teve por objectivo um abrangente leque de intenções, dentro de um novo conceito de comunidades parceiras.
Longa vida e sucesso para o próximo encontro.

Sem comentários:

Enviar um comentário