(per)Seguidores

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Afinal o 3º Setor existe e é um vetor económico!

Quatro mil milhões de euros (4.000.000.000 €) é o valor estimado do trabalho realizado em 2010 pelos voluntários da Cruz Vermelha Internacional.
Os dados foram revelados por um relatório internacional que quantifica, pela primeira vez, o valor económico do voluntariado.
O Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, afirma que esta estimativa dá uma ideia do significativo contributo do voluntariado.
O relatório indica que 2 em cada 1.000 pessoas em todo o mundo são voluntárias da Cruz Vermelha, o número total de voluntários no mundo é de cerca de 13.100.000 de pessoas.
Embora adepto e praticante do voluntariado tenho consciência de que estou integrado num 3º Setor, que complementa os outros dois, Estado e Empresas, por abstenção do cumprimento das suas obrigações forçam a consciência dos cidadãos mais responsáveis e solidários a atuarem de per si. Já sei que magotes de PRAGMÁTICOS vão proclamar, sem justificativas, o slogan: “O ESTADO NÃO PODE FAZER TUDO!” Mas então o que TEM que fazer o ESTADO e o que PODE FAZER? Alguma coisa há-de ter, para além de “legitimamente “ gastar o dinheiro dos nossos impostos naquilo que lhes dá na cabeça, lhes impõem as organizações internacionais, ou os lobbies de toda a espécie, que têm a sorte de lhes sair sempre JACKPOTS nas Economias de Casino.
Como se vê, embora o valor anunciado para a Cruz Vermelha, a nível mundial seja inferior ao que o Estado português “depositou” no BPN para nacionalizar os prejuízos das falcatruas, se multiplicarmos pelas milhares de instituições de caráter voluntário, que pululam por todo o mundo, vamos verificar que economicamente falando, a parcela é muito grande e valeria a pena transformar em gráfico o montante comparativo dos 3 setores para quantificarmos as obrigações, os lucros e a consciência.
Ser voluntário, SIM, mas com conhecimento e consciência política, lutando sobretudo pela eliminação das causas, que é o que me anima e no fundo penso que é o que vou fazendo, aqui…
Foto

Sem comentários:

Enviar um comentário