(per)Seguidores

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A austeridade não é tão má como dizem. É PIOR!

Mercado de rua virou símbolo das dificuldades económicas encontradas no país.
A crise económica na Grécia está a forçar os trabalhadores desempregados a buscar fontes alternativas de rendimento. Uma delas é apanhar objectos em depósitos de lixo ou ferro-velho e tentar vendê-los nos mercados de rua.
As estatísticas revelam que agora 1 em cada 5 gregos (20%) vive abaixo da linha de pobreza, com rendimento anual inferior a 6.000 €. Analistas estimam que a economia do país vai demorar a recuperar.

O sindicato de trabalhadores do sector público da Grécia, o ADEDY, informou que convocou uma greve de 24 horas para o dia 10 de Fevereiro. Se for confirmada, a paralisação deve interromper os serviços públicos no país. Um dos protestos, que ocorre amanhã, é contra os planos do governo para reestruturar os serviços de transporte público.
O ADEDY fará ainda parte de uma paralisação a 20 de Janeiro, que contará também com o maior sindicato do sector privado da Grécia, o GSEE. No mesmo dia, membros do ADEDY vão-se juntar a uma manifestação em frente à Suprema Corte, organizada por trabalhadores públicos temporários que foram demitidos ou que não deverão ter o seu contrato renovado. O sindicato convocou também um protesto para o dia 27 de Janeiro contra os fortes aumentos nas tarifas de transportes, nas tarifas das portagens e nos preços dos bens e serviços básicos.
O ADEDY - o 2º maior sindicato da Grécia, com cerca de 400.000 membros – envolveu-se em greves e protestos em 2010 contra cortes de salários e de reformas e os aumentos de impostos implementados pelo governo socialista em troca de uma ajuda, ao país, de 110 mil milhões de euros do FMI e da União Europeia.
Como se pode verificar, a austeridade redentora atirou os gregos para o lixo da dignidade humana e a percentagem de “europeus” baixo do limiar da pobreza atingiu os 20%.
Expliquem-nos!
E porque em Portugal os media silenciam as lutas continuadas dos europeus da Grécia (não vá o menino acordar) é preciso recorrer aos media brasileiros para se catar as respectivas notícias e aqui estão!
A liberdade de imprensa também não obriga a publicar nada…

2 comentários:

  1. Os próximos seremos nós. Aliás, já somos.
    Tenho vergonha destes políticos, Miguel. Uma vergonha que cresce a cada dia que passa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Anabela
    Talvez não. Agora estão virados para a Bélgica. Enquanto apu vai e vem folgam as costas...

    ResponderEliminar