(per)Seguidores

sábado, 22 de janeiro de 2011

Matar a fome ao vizinho, que a nossa vem a caminho.

A perita independente da ONU sobre os Direitos Humanos e a Pobreza Extrema, Magdalena Sepúlveda, disse que a Irlanda deve colocar as pessoas no centro das suas políticas de recuperação e depois de concluir uma visita ao país, informou que está preocupada com o corte de benefícios a crianças, especialmente as que vivem com pais solteiros.
Para ela, a redução de pagamentos poderá agravar o já alto índice de pobreza infantil na Irlanda.
A perita citou ainda os casos de sem-abrigo, pessoas com deficiência, imigrantes e trabalhadores rurais, que também perderam com o novo Orçamento.
Para Magdalena Sepúlveda, a crise financeira na Irlanda põe em risco os grupos que mais beneficiaram do boom económico do passado.
Na visita, ela acompanhou o trabalho do Governo para aliviar a pobreza e a exclusão social e elogiou a acção das organizações civis no combate à crise, mas lembrou que a responsabilidade de fornecer serviços sociais de qualidade é do Governo irlandês.
Magdalena Sepúlveda elogiou também a decisão da Irlanda de, apesar da crise, manter a sua ajuda internacional para que outros países cumpram as Metas do Milénio até 2015.
Apenas dois comentários.
As medidas de austeridade impostas pelos vários Governos, já se revelam eficazes, como se vê. O mais preocupante é haver quem ainda tente justificar tais medidas, como forma de pagar os calotes escandalosos da Banca, que no caso da Irlanda absorveu quase exclusivamente o “empréstimo”.
Faz um pouco de impressão, depois das conclusões da visita e do relatório, a perita independente da ONU congratular-se por o Governo irlandês ainda se sentir obrigado a ajudar os países mais pobres. Assim, em 2015 haverá mais pobres, se continuarem os rotos a ajudarem os nus…
Há qualquer coisa que não bate certo…
E mais uma vez a notícia vem dos media brasileiros, porque os nossos nem falam da Irlanda, nem da Grécia, nem da Espanha, nem… Mas não adianta esconder.

2 comentários:

  1. Há muita coisa que não bate certo, Miguel.
    Principalmente a certeza de que continua a haver meia dúzia que beneficiam com tudo isto, legal ou ilegalmente que esta gente já provou à saciedade que não tem escrupulos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Anabela
    Cada vez mais coisas não batem certo e até a polícia bate errado, nas pessoas e nos princípios que também defendem.
    Para já são mais de meia dúzia, mas lá chegaremos... Antes, têm que se comer (salvo seja) uns aos outros...

    ResponderEliminar