(per)Seguidores

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Portugueses desconfiam e a realidade não desmente

A esmagadora maioria dos portugueses desconfia dos poderes políticos instituídos e está mal informado sobre o grau de desenvolvimento do País nas últimas décadas. Políticos, Governos e até o próprio Parlamento não passam no crivo das escolhas da população.
O inquérito feito pelo projecto Farol a 1.002 portugueses, numa amostra representativa da população, mostra que 94% dos portugueses desconfia ou confia muito pouco na Classe Política, outros 89% nos Partidos Políticos, 84% na Assembleia da República e 90% nos Governos.
E, quando lhes é pedido um diagnóstico do País, 46% considera que as actuais condições económicas e sociais são "piores ou muito piores quando comparadas com a vida há 40 anos, antes do 25 de Abril".
Num passado mais recente, 58% dos inquiridos entende que a situação está pior ou muito pior que há 25 anos, antes da entrada de Portugal na União Europeia. A opinião é transversal a todos os escalões etários.
Para 81% dos portugueses, "o principal problema nacional é o desemprego", seguindo-se o sistema de saúde (26%) e o endividamento das famílias. Por isso, na opinião dos entrevistados, a necessidade de um Plano Económico Sustentável é o factor escolhido por 49% da população como determinante para o futuro do País, a par do aumento da produtividade, que recolhe 45% das opiniões.
Apesar da desconfiança nas instâncias políticas, o certo é que a maioria dos portugueses entende que "a responsabilidade de executar o caminho para o sucesso" cabe ao Estado e aos empresários. Tanto mais, que 54% não estão dispostos a arriscar num negócio próprio.
Apesar de ser dispensável qualquer estudo para se ter noção desta realidade, é verdade que os resultados encontrados são muito superiores àqueles de que desconfiávamos.
Estranha a jornalista que a maioria dos portugueses entenda que a responsabilidade de executar o caminho para o sucesso cabe ao Estado.
Então cabe a quem?
E estranha também que a mesma responsabilidade seja atribuída aos Empresários. Mas não são ELES que dizem que são os pilares da Economia?
Então cabe a quem?
E estranha ainda que 54% dos indivíduos não estão dispostos a arriscar num negócio próprio. Mas se criarem um negócio, passam a ser Empresários! E para o ser, vão buscar dinheiro aonde, a quem e a que preço?
Então se a solução está na atitude individual, para que serve o Estado?
Então vivemos numa ANARQUIA?
Ele há cada uma!…

Sem comentários:

Enviar um comentário