(per)Seguidores

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Se não estiver prevenido, vá à Farmácia!

As farmácias vão poder estar abertas 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem que por isso os clientes tenham de pagar mais pelos medicamentos, de acordo com o Decreto-Lei nº 7/2011, o Ministério da Saúde procede, desta forma, à revisão do horário de funcionamento das farmácias de oficina.
A possibilidade de estes estabelecimentos funcionarem “24 horas por dia, 7 dias por semana, em articulação com o regime de turnos” é, para o MS, “uma medida que beneficia os cidadãos, que passam a poder dispor de mais farmácias a funcionar em regime de permanência, o que está em linha com o que já hoje acontece em vários países da União Europeia”.
O Infarmed prestou alguns esclarecimentos sobre a abertura das farmácias 24 horas por dia, em comunicado.
Segundo a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, "a abertura das farmácias durante 24 horas pode iniciar-se com a entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 7/2011, de 10 de Janeiro (que ocorre 5 dias após a sua publicação)", sendo que para tal "será necessário cumprir a regras de aprovação de horários, nomeadamente a sua comunicação ao Infarmed e às demais entidades (ARSs e Câmaras Municipais)". Por outro lado, "todas as farmácias deverão comunicar ao Infarmed entre os dias 15 de Janeiro e 31 de Março de 2011 os horários (período de funcionamento diário e semanal) a praticar no segundo semestre (a partir de 1 de Julho de 2011)".
Pesquisar todos os medicamentos com a mesma substância activa, ver o resumo das suas características e comparar os preços entre as diferentes marcas tornou-se um processo simples. A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) criou uma nova aplicação denominada “Pesquisa Medicamento” que está disponível no site da autoridade e que permite consultar toda a informação sobre os medicamentos disponíveis em Portugal.
Segundo o Infarmed, o objectivo desta nova funcionalidade do site é “centralizar os conteúdos já existentes e permitir o acesso facilitado do cidadão à informação essencial sobre medicamentos, nomeadamente o seu preço”.
A aplicação permite fazer pesquisas pelo nome do medicamento, substância activa ou número de registo e conhecer todos os fármacos que existem com o mesmo princípio. Está também disponível o Folheto Informativo do mesmo e o Resumo das Características do Medicamento.
“Através da Pesquisa Medicamento é possível também conhecer os encargos para o utente de determinado medicamento e quais as alternativas mais baratas”, refere o Infarmed, que disponibiliza também a linha 800 222 444 para esclarecimento de dúvidas sobre este assunto e pedidos de informação sobre medicamentos e produtos de saúde.
Apenas como “serviço público” e continuando a dar notícias integradas no SNS.

Sem comentários:

Enviar um comentário