(per)Seguidores

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

2011 é o ano do Coelho, mas no calendário chinês…

O calendário chinês é o mais antigo registo cronológico de que se tem registo na história. É um calendário que se utiliza tanto do Sol quanto da Lua. A partir dele surgiu o horóscopo chinês. Na Ásia diversos países adotam calendários parecidos com o chinês.
O calendário chinês é lunissolar. Cada ano possui doze lunações acarretando num total de 354 dias. Para não se perder a sincronia com o ciclo solar (de 365,25 dias), são acrescentados a cada 8 anos 90 dias ao calendário, ou, aproximadamente 2 lunações. Desta forma não se perde a sincronia nem com o ciclo solar, nem com o lunar. Por isso, considera-se que o calendário chinês é lunissolar.
Em 2011, estamos no ano 4709 do calendário chinês.
No dia 3 de fevereiro de 2011, os chineses vão comemorar a chegada do Ano do Coelho. Do ponto de vista energético, o mundo terá paz e prosperidade. Será época de muitas colheitas para quem plantou e se esforçou em 2010, período marcado pela figura do Tigre.
No Ano do Coelho, o mundo terá mais compreensão e ajuda aos menos favorecidos. A economia mundial continuará a prosperar. “Crescer nos estudos, confiar em si mesmo e atuar com rigor” serão lemas providenciais, já que o ano favorece o crescimento pessoal e um bom estilo de vida. Em política, os anos do Coelho são de diplomacia e negociação. O crescimento das economias nacionais deverá ser lento e estável. É um tempo marcado por avanços na medicina, tanto na cura de doenças quanto no seu diagnóstico e prevenção.
Para quem acreditar… se não é cultura geral.

2 comentários: