(per)Seguidores

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Hortas Biológicas da Região do Grande Porto/LIPOR

Gostava de cultivar a sua própria horta biológica, mas não dispõe de um espaço com terra em sua casa?
Ter a sua horta para produção de bens para consumo próprio, é uma boa forma de poupar e de praticar uma alimentação mais saudável.
Nem todos temos o privilégio de ter uma horta em casa, e foi a pensar nisso que a LIPOR em parceria com Juntas de Freguesia e Municípios do Grande Porto, decidiu criar o projecto Horta-à-Porta”.

“Horta-à-porta” - hortas biológicas da região do Porto, é um projecto que visa promover a qualidade de vida da população, através de boas práticas agrícolas. Apesar de já existirem na região do Grande Porto alguns projectos de compostagem caseira, hortas pedagógicas e agricultura biológica, é ainda muito limitada a sua divulgação e acesso à população.
A criação de uma rede desta natureza reveste-se de enorme importância, pelo que a LIPOR, na tentativa de optimizar os espaços, a informação e os meios existentes na Região, lançou o Projecto “Horta-à-porta”. Esta iniciativa passa não só pela criação de espaços verdes dinâmicos mas também pela promoção do contacto com a Natureza e de hábitos saudáveis, sem esquecer a redução de resíduos.
O projecto “Horta-à-porta” surgiu em Julho de 2003 devido à necessidade de articular a disponibilidade de várias entidades numa rede que viabilizasse uma estratégia para a Região do Grande Porto no domínio da Compostagem Caseira, na criação de Hortas e na promoção da Agricultura Biológica.
Na prática, este projecto pretende disponibilizar talhões de no mínimo 25 m2 a particulares interessados em praticar a agricultura biológica e a compostagem. Ao receber o talhão de terreno, os futuros agricultores recebem também formação em agricultura biológica (para amadores!), proporcionando a todos a possibilidade de cultivarem a sua pequena horta, com a garantia de qualidade dos produtos, de melhor saúde e ambiente. Os produtos são para consumo próprio, é disponibilizada água e um local para armazenar as ferramentas. É ainda disponibilizado um compostor individual.

Maia
Horta de Crestins – 74 talhões
Horta da Maia - 14 talhões
Horta da Quinta da Gruta - 66 talhões
Horta do Castêlo da Maia - 41 talhões

Póvoa de varzim
Horta de Rates - 10 Talhões
Horta de Aver-o-mar - 29 talhões

Porto
Horta Municipal de Aldoar - 13 Talhões
Horta Municipal da Condomínia - 25 Talhões
Horta de Aldoar - 12 Talhões

Matosinhos
Horta de Custóias - 32 talhões
Horta de Leça da Palmeira - 19 talhões
Horta da Senhora da Hora - 45 talhões 
Horta de Subsistência e Horta Social
Em 2009, foram criadas 2 tipos de novas hortas com o objectivo de complementar o orçamento de famílias carenciadas, aliando os objectivos do “Horta-à-Porta”, a promoção da qualidade de vida das populações, a prevenção na produção de resíduos orgânicos e a promoção de boas práticas agrícolas, passando pela subsistência e a responsabilidade social.
A 1ª horta de subsistência nasceu na Maia em Novembro de 2009. No caso específico da Horta de Subsistência do Castêlo da Maia, em que os inscritos deviam preencher pelo menos 1 dos seguintes requisitos:
- ter mais de 3 filhos a encargo;
- ter um rendimento familiar anual inferior a 20.000€;
- ter pelo menos um dos elementos do agregado familiar em situação de desemprego. 
São 41 talhões de cerca de 100 m² cada, que se destinavam a quem pretendesse ter uma horta biológica para produção e eventual comercialização de bens, funcionando como um meio de subsistência complementar para o agregado familiar. Para se candidatar a utilizador dessa horta era obrigatório ser residente no Concelho da Maia e apresentar os documentos que comprovassem a situação sócio-económica. Podia inscrever-se no link “Horta-à-porta” no site www.hortadaformiga.com, ou através do telefone 229770100.
No caso da Horta Social de Rates, os utilizadores eram os moradores no Bairro Social da Freguesia de Rates. São 6 talhões de aproximadamente 25 m2.
Em 2010, já abriram mais 2 hortas: Horta Social do Meilão e a Horta da Nobrinde.
A Horta Social do Meilão, criada na Comunidade Terapêutica do Meilão, Norte Vida – Associação para a Promoção da Saúde I.P.S.S., foi destinada aos utentes da Comunidade.
A Horta da Nobrinde, MBA - Marketing e Brindes Lda, é a 1ª horta a ser criada ao nível empresarial. Esta horta, com 10 talhões de aproximadamente 20 m2 e destina-se aos trabalhadores da empresa.
Neste momento, o projecto conta com 12 hortas
O projecto é dinamizado pela LIPOR em parceria com as Juntas de Freguesia de Aldoar, S. Pedro de Rates, Aver-o-mar e Maia, os Municípios de Matosinhos, Póvoa de Varzim, Maia e Porto, a Comunidade Terapêutica do Meilão e a Empresa Nobrinde.
São mais de 3,5 hectares de Agricultura Biológica!
Os vários tipos de horta de que temos feito a abordagem aqui no blogue têm tido uma procura razoável, razão porque publicitamos mais estas, que curiosamente estão integradas territorialmente da “sede” deste emissor, confirmando se que os santos da terra… nem sempre são conhecidos, ou são pouco divulgados.
Para que constem e possam ser úteis a quem precisa, ou gostas…

Sem comentários:

Enviar um comentário