(per)Seguidores

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Mais G20 lágrimas de crocodilo do Banco Mundial

Desde Julho do ano passado pelo menos mais 44.000.000 de pessoas foram atiradas para a pobreza devido ao aumento dos preços dos alimentos. E várias dezenas de milhões correm o risco de se tornarem pobres.
As contas foram feitas pelo Banco Mundial, que pediu ao G20, que agrega as 20 maiores economias do mundo, que preste atenção a este problema, alertando para a crise humanitária, poucos dias antes de os ministros das finanças do G20 se reunirem neste fim-de-semana, em Paris.
Apesar de o Banco Mundial ter sido mandatado pelo G20 para dirigir o seu Programa Mundial para a Agricultura e Segurança Alimentar, a realidade é que as discussões nas reuniões das maiores economias se têm centrado nos défices dos estados, na guerra de divisas ou na reforma financeira que continua a marcar passo.
O Banco Mundial lembra que a crise alimentar foi o principal catalisador das revoltas nos países árabes e que o índice de preços dos alimentos está prestes a alcançar o pico registado em 2008. A FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação) já diz que esse pico foi ultrapassado.
Certo é que, segundo o Banco Mundial, 2 dos cereais mais importantes a nível mundial estão cada vez mais caros: o valor do trigo aumentou 100% desde Junho e o do milho 73%.
Mesmo reconhecendo que as discussões nas reuniões das maiores economias se tem centrado nos défices dos estados, na guerra de divisas ou na reforma financeira que continua a marcar passo, veem-se queixar do aumento dos preços de alguns alimentos, afinal pelas razões que discutem e choram lágrimas de crocodilo.
Não seria melhor, e de uma vez por todas, regulamentarem as causas em vez de lamentarem os efeitos pré-visíveis, ou seja, os mercados e a especulação?
E não seria honesto dizerem (a FAO) sempre que tocam nestes assuntos, que o mundo produz mais de 50% do que os alimentos que são necessários para alimentar a população mundial?
Vão brincar com o carvalho da silva!

Sem comentários:

Enviar um comentário