(per)Seguidores

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Voluntariado, uma mais-valia social e humanizante

Arranque das actividades do Ano europeu do voluntariado ocorre a 3 de Fevereiro com a “Volta do voluntariado”, em Lisboa
A coordenadora deste ano europeu, a jornalista Fernanda Freitas (do programa “Sociedade Civil” – RTP2), desafia as pessoas a fazerem voluntariado, “Nem que seja uma vez”, um dia apenas, desafia. Mas, assinala ser contra o voluntariado assistencialista, ainda que convide todos a fazer voluntariado.
A propósito deste tema, deste ano, a jornalista que é voluntária há 7 anos numa pediatria de um hospital, onde lê histórias a crianças, salienta que “nem todos têm perfil para trabalhar em hospitais”. Quanto ao voluntariado, diz “prefiro que seja um modo de vida que uma moda, porque as modas passam” e que gostaria que o voluntariado ficasse implementado “sobretudo, no coração de cada um de nós”.
Há vários tipos de voluntariado que as pessoas poderão participar, desde restaurar azulejo a visitar doentes. Há também os voluntários de proximidade, ex-atletas de alta competição que poderão ajudar outros.
“Ser voluntário é fazer a diferença na vida dos outros e na nossa”, defende Fernanda Freitas. “Temos que ser uma mais-valia”, acrescenta.
Insistindo no voluntariado, não como solução para os problemas estruturais da nossa sociedade, muito menos como actividade estruturante da mesma e com a consciência de não estar a ser manipulado para se substituir a quem de direito, aqui fica mais um depoimento de quem se dedica e sabe do que fala, com muita propriedade e lucidez bastante.
Experimente!

2 comentários:

  1. Sem demérito para a citada, informo que a D. Fernanda Freitas não é jornalista e não possui a respectiva carteira profissional, conforme se pode verificar em www.ccpj.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, ela sabe e diz, mas quem escreveu escreveu.
      À parte, o assunto era sobre voluntariado e o "pormenor" era um pormenor...
      À parte a carteira profissional, quantos "jornalistas" de renome não tem qualquer formação?

      Eliminar