(per)Seguidores

quarta-feira, 23 de março de 2011

E Satanás disse: "Ao teu próximo Almaraz!"

A Central nuclear de Almaraz é uma central nuclear situada no município de Almarz (Cáceres), na comarca natural Campo Arañuelo e refrigerada pelo rio Tejo. É do tipo PWR, é gerida e pertence às empresas Iberdrola (53%), Unión Fenosa (11,29%) e Endesa (36%).
Tem dois reactores: Almaraz I de 973.5 MW e Almaraz II de 982.6 MW. Produz 9% de toda a energia que se produz em Espanha  O sistema de refrigeração é de circuito aberto (para a albufeira de Arrocampo).
Começou a sua construção em 1972; o primeiro reactor começou a operar em 1981 e o segundo em 1983. Ocupa uma área de 1.683 hectares.
Foi a quarta central nuclear construída em Espanha, sendo a primeira central de segunda geração em Espanha.
A licença expira: (Grupo I) em 2021 e (Grupo II) em 2023, tendo sido renovada em 8 de Junho de 2010, por mais 10 anos.
Poucos menos anos tem do que a Central de Fukushima, que tem cerca de 40 anos.
É pertença e gerida por empresas privadas conhecidas dos portugueses.
Viu o prazo de exploração prorrogado por mais 10 anos.
A imagem é tão feérica na beleza (publicidade enganosa) como nas catástrofes 
Portugal atento a incidente nuclear em Espanha
09-11-07 - Incidente numa central nuclear do Tejo em Espanha
“O ministério do Ambiente está a recolher informações, junto das autoridades espanholas, sobre um incidente ocorrido esta semana no sistema de refrigeração da central nuclear espanhola de Almaraz, a 200 quilómetros da fronteira portuguesa”, disse fonte governamental, acrescentando que Portugal não foi oficialmente notificado do incidente. “Temos conhecimento da situação, embora a Agência Portuguesa do Ambiente não tenha sido notificada ou alertada. Ainda não existe nenhuma informação técnica rigorosa sobre o que aconteceu”, explicou a fonte do Ministério do Ambiente português.
A porta-voz da organização ecologista Greenpeace-Espanha, Sara Pizzimato, disse que Portugal poderá enfrentar “consequências desastrosas”, como contaminação radioativa da parte portuguesa do Rio Tejo, caso se registe um acidente na central nuclear. “Existe um risco de acidente grave na central nuclear de Almaraz que não pode ser excluído”, afirmou a responsável, explicando que em Portugal “existem os mesmos riscos de contaminação que existem em Espanha”.
Diferentes organizações têm pedido o encerramento da central de Almaraz, devido à ocorrência de alguns problemas na central.
Já houve acidentes, não comunicados ao governo português, mas nos dias de hoje o mesmo governo diz que há planos de emergência e pelos vistos (basta estar minimamente informado) os riscos são extremamente maiores dos anunciados pelo nosso governo. Claro!
sábado 20 de octubre de 2007
Ecologistas de Extremadura plantea la necesidad urgente de cerrar la central nuclear de Almaraz ante el riesgo cada vez mayor para la seguridad ante los múltiples y reiterados incidentes, cuatro en los últimos cuatro meses. Desde esta asociación lamentan asimismo que el CSN no proporcione las oportunas explicaciones, y ni siquiera responda a las peticiones de información realizadas por Ecologistas tras el incidente del 18 de Julio.
En todo caso, consideran que para los ciudadanos extremeños es del todo inaceptable que la central nuclear funcione más allá del horizonte de 2010, pues supone una amenaza constante y un handicap al desarrollo, al espantar muchas inversiones sostenibles de Extremadura.
Em 2007, em 4 meses, foram denunciados 4 incidentes na Central, sem explicações e sem respostas a quem as pediu, razão para os ecologistas da região exigirem o seu encerramento em 2010.
miércoles 9 de junio de 2010
Ecologistas Extremadura desea hacer públicos su insatisfacción y malestar ante la prórroga concedida a la central nuclear de Almaraz para que ésta siga funcionando diez años más.
En este sentido, afirman que queda meridianamente claro quién detenta realmente los hilos del gobierno de este país, en donde los políticos no son más que tristes comparsas al servicio de los grandes poderes económicos.
Con esta prórroga además consideran que ha quedado de manifiesto que el PSOE no cumple sus promesas y compromisos con sus electores, recuerdan que varios dirigentes del PSOE prometieron reiteradamente que Almaraz se cerraría en 2010 y que Jose Luis Rodríguez Zapatero también manifestó su compromiso por el fin de la energía nuclear, según se acercaba el momento de cumplir han ido olvidando su compromiso, con excusas varias y llevando a cabo campaña continuada para intentar cambiar la opinión de los ciudadanos, en vez de hacer lo que la mayoría de los extremeños querían, cerrar Almaraz en 2010, teniendo en cuenta los defectos de diseño y los múltiples fallos de seguridad registrados en la planta, en una década puede ocurrir de todo.
A quienes defienden que Almaraz genera riqueza en la región, responden los ecologistas extremeños que tratándose de dos reactores nucleares sin duda estamos claramente hablando de pan para hoy y hambre radiactiva para mañana.
A 8 de Junho, o governo espanhol prorroga o prazo por mais 10 anos o que leva os ecologistas a denunciarem que os políticos não são mais do que tristes comparsas ao serviço dos grandes poderes económicos, ao quebrar as promessas dos PSOE e deixar continuar em funcionamento, uma Central Nuclear com incidentes no passado recente.
Claramente, se o governo espanhol está tão pouco preocupado com os espanhóis, que preocupação terá com os portuguezinhos, que sem “beneficiarem” dos “proveitos” estão sujeitos às eventuais consequências?
Hermanos, hermanos, negócios privados à parte...

Sem comentários:

Enviar um comentário