(per)Seguidores

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Se a coisa doer, diga como no norte: Pqp!

Numa situação de dor, dizer palavrões ajuda a suportar o sofrimento, na medida em que são libertadas substâncias que actuam como analgésicos. Investigadores da Universidade de Keele, no Reino Unido, concluíram que dizer palavrões pode ter um efeito de alívio perante a dor, especialmente em pessoas que não praguejam frequentemente.
"Praguejar provoca uma resposta emocional", afirma Richard Stephens, que conduziu a investigação, sublinhando que dizer palavrões promove a libertação de endorfinas analgésicas.
No entanto, o estudo demonstra que, para tirar o máximo de benefícios deste analgésico natural, é necessário guardar os palavrões para quando são mesmo necessários – quando estamos perante um cenário de dor genuína. Nestes casos, praguejar numa situação de dor revela-se até 4 vezes mais eficaz.
"A vantagem de praguejar como uma resposta à dor, apenas é encontrada antes da chegada da intervenção médica, ou no caso de ferimentos menores", explica ainda o especialista.
Está provado por que no NORTE a capacidade de resistência perante a dor que assola o país e a resignação com a mesma, apesar de se dizer que quanto menos se praguejar, mais efeito faz. O que prova, que se o remédio ainda faz efeito por estes lados, é porque não praguejamos tanto, quanto a fama que temos, carago!
Se este estudo chega ao Ministério da Saúde, ou à troika, lá vamos ter mais uns cortes nas comparticipações dos remédios, mas em contrapartida os Laboratórios vão ver os seus ganhos diminuídos, o Estado a receber menos impostos e o desemprego nesta área a aumentar.
Mas, se praguejar como resposta à dor, só funciona antes da chegada da intervenção médica, ou no caso de ferimentos menores, continuamos tramados, porque nem o médico vem, nem os ferimentos que sofremos são pequenos…
E mais uma vez, quem fica a ganhar é o resto do país, que não pragueja, não se sabe se porque não sofre das mesmas dores que nós, ou se é mesmo por educação. Mas se for por Educação, põe-se a questão: o Sistema Educativo não é o mesmo em todo o país, ou os Projetos Educativos das escolas funcionam mesmo?
Por este andar, qualquer dia até o ir à bruxa vai fazer efeito. Ou já fará?

2 comentários:

  1. Ora aqui está um post feito à minha medida! Eu praguejo quando acho que tenho motivos para tal, não só por dor física ou emocional, mas principalmente quando me zango à séria.Por enquanto ainda posso fazê-lo e não pago imposto.
    E se não puder fazê-lo oralmente, o gesto pode ajudar e no meu pensamento ninguém manda!Só quem é do nuorte para perceber esta coisa dos palabrões, carago! Os chibos da política nunca vãoe intender o pobo do nuorte.Jamê!

    ResponderEliminar
  2. Maria
    Pois é! Cada frase cada palavrão (pelo menos um) e ninguém se chateia...
    Quando dói, ..da-se!

    ResponderEliminar