(per)Seguidores

terça-feira, 14 de junho de 2011

Marionetas, Fantoches, ou “Robertos”?

Troca de governo ou governo da Troika?
Do blogue FELIZARDO CARTOON
O economista que previu a crise deixa o aviso: Os países da periferia da zona euro vão ter de abandonar a moeda única dentro de 5 anos.
Num artigo de opinião publicado no Financial Times com o título "A zona euro encaminha-se para a separação", o profeta da desgraça, como é conhecido, afirma que a actual crise das dívidas soberanas mostra tudo o que falhou na construção da União Monetária e no projecto da convergência.
Para o economista, nesta altura, só existe uma forma de recuperar a competitividade nos países do Sul da Europa: "Para regressarem ao crescimento e à competitividade, [os periféricos] devem deixar o euro e regressar à moeda nacional", alerta o responsável.
Roubini considera mesmo que, face às diferenças económicas, de políticas orçamentais, de taxas de câmbio reais e de competitividade no seio da Zona Euro, não restará outra alternativa aos países da periferia.
"Este cenário parece inconcebível nos dias que correm mesmo em Atenas ou Lisboa. Mas devido à inexistência de reformas estruturais profundas e aceleradas que compensem essas diferenças, os cenários que hoje parecem irreais poderão fazer todo o sentido daqui a cinco anos", esclarece o professor da universidade de Nova Iorque.
E conclui: "Os benefícios de [os países] se manterem [na zona euro] serão menores do que os benefícios de a abandonar, por muito atribulada e desordenada que essa saída venha a ser".
É a oportunidade para dizer: “Parece que sou bruxo!”
É só sacarem-nos a dívida, privatizar-nos o que dá milho e aí vai pontapé, que é bem feito para os técnicos e intelectuais da cassete pirata...

Sem comentários:

Enviar um comentário