(per)Seguidores

domingo, 12 de junho de 2011

SAPOS e RÃS são mais do que Príncipes encantados…

Waxy Monkey Toad
Os cientistas da Universidade de Queen's, em Belfast (Irlanda), descobriram que as proteínas da pele de duas espécies de sapo tem efeitos positivos no tratamento do cancro, diabetes, derrames cerebrais e em doentes transplantados, uma vez que regulam o crescimento dos vasos sanguíneos.
O professor Chris Shaw, da universidade de farmácia de Queen's, identificou duas proteínas nas secreções da pele da Rã Macaco Cerosa (Waxy Monkey Toad) e do Sapo Gigante Barriga de Fogo (Giant Firebellied) que podem ser usadas para regular o processo de crescimento dos vasos sanguíneos.
"A proteína na pele de Rã Macaco Cerosa (Waxy Monkey Toad) tem o potencial de eliminar células cancerígenas. A maior parte das células cancerígenas só se transformam em tumores quando se alimentam dos vasos sanguíneos. Impedir o crescimento desses vasos vai travar o desenvolvimento das células, tendo o potencial de transformar o cancro de doença terminal em doença crónica", disse o professor Shaw.
Giant Firebellied
A pele do sapo Gigante Barriga de Fogo (Giant Firebellied) tem o efeito contrário, ou seja, estimula o crescimento dos vasos sanguíneos. "Esta proteína tem o potencial de tratar uma grande quantidade de doenças que requerem a reparação imediata dos vasos sanguíneos, como cicatrização de feridas, órgãos transplantados, úlceras diabéticas e problemas causados por derrames cerebrais e doenças cardiovasculares", revela o professor Chris Shaw.
O cientista e a sua equipa receberam o prémio de louvor na inovação de tratamento de doenças cardiovasculares do Centro Médico de Inovação, em Londres. Este é um dos prémios com mais prestígio da Europa no que diz respeito a tratamentos inovadores nos serviços de saúde.
Até pode parecer esotérico, mas como a notícia tem fundamento e até cobertura internacional, poderá ter a importância que cada um lhe der e só por isso o destaque para não dizerem que aqui só se fala contra... Eu até gosto de dar boas notícias e de dizer bem, mas não me dão muitas oportunidades…
Foto Waxy Monkey Toad
Foto Giant Firebellied

Sem comentários:

Enviar um comentário