(per)Seguidores

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Os pecados da sobrevivência de Pedro: Mentir e omitir!

A traição pré-anunciada
Disse-lhe Jesus: - “Em verdade te digo que esta noite, antes que o galo cante três vezes me negarás.” Mateus 26:34
Respondeu-lhe Pedro: - “Ainda que me seja necessário morrer contigo, de modo algum te negarei. E o mesmo disseram todos os discípulos.” Mateus 26:35
Pedro nega Jesus 3 vezes
A 1ª negação
Ora, Pedro estava sentado fora, no pátio e aproximou-se dele uma criada, que disse: - “Tu também estavas com Jesus, o galileu.” Mateus 26:69
Mas ele negou diante de todos, dizendo: - “Não sei o que dizes.” Mateus 26:70
A 2ª negação
E saindo ele para o vestíbulo, outra criada o viu, e disse aos que ali estavam: - “Este também estava com Jesus, o nazareno.” Mateus 26:71
E ele negou outra vez, e com juramento: - “Não conheço tal homem.” Mateus 26:72
E daí a pouco, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: - “Certamente tu também és um deles pois a tua fala te denuncia.” Mateus 26:73
A 3ª negação
Então começou ele a praguejar e a jurar, dizendo: - “Não conheço esse homem. E imediatamente o galo cantou.” Mateus 26:74                                                                         
O arrependimento de Pedro
E Pedro lembrou-se do que dissera Jesus: - “Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.” Mateus 26:75
A traição denunciada após a ressurreição
E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: - “Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes?”
E ele respondeu: - “Sim, Senhor, tu sabes que te amo.”
Disse-lhe Jesus: - “Apascenta os meus cordeiros.” S. João 21, 15
Tornou a dizer-lhe segunda vez: - “Simão, filho de Jonas, amas-me?”
Disse-lhe Jesus: - “Sim, Senhor, tu sabes que te amo.”
Disse-lhe: - “Apascenta as minhas ovelhas.” S. João 21, 16
Disse-lhe Jesus terceira vez: - “Simão, filho de Jonas, amas-me?”
Simão entristeceu-se por Jesus lhe ter dito terceira vez: - “Amas-me?”
E disse-lhe: - “SENHOR, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo.”
Jesus disse-lhe: - “Apascenta as minhas ovelhas. S. João 21, 17
Não suporto a mentira explícita, nem a omissão intencional da verdade por inteiro, provavelmente porque estes e outros trechos bíblicos formataram o meu subconsciente, na formação que tive num seminário católico, mesmo não sendo hoje “praticante”.
Depois de constatar o bluff das viagens em “económica”, que afinal eram de graça (mais uma nova máquina de marketing a funcionar) e depois de assistir ontem, à apresentação do Programa de Governo pelo nosso PM e ouvi-lo a anunciar o corte de parte do 13º mês, medida que não constava dos Programas Eleitorais dos partidos da coligação (estão a ver a diferença entre “Programa de Governo” e “Programa Eleitoral”?) e que até a negou várias vezes, talvez por isso, esta associação de ideias, pela previsão, constatação, arrependimento, denúncia e desesperança.
Como exercício complementar poderíamos imaginar este diálogo entre o Povo e o nosso PM:
O Povo pergunta: - “Pedro e Paulo amais-me mais do que o vosso antecessor?”
Pedro e Paulo respondem em uníssono: - “Sim, Povo, tu sabes que te amamos.”
E o Povo, acreditando, disse-lhes: “Apascentai-nos como vossos cordeiros e como vossas ovelhas.”
E assim farão, como se fossemos cordeiros e ovelhas!
Moral da história: TODOS SE ESQUECERAM DOS LOBOS MAUS!
3 vezes Pedro nega Jesus 

2 comentários:

  1. Negou 3 vezes e foi santo! Se o PPC negar mais umas vezitas...quem sabe se não lhe está reservado algo tão sublime?

    ResponderEliminar
  2. maria
    Pelos vistos, PPC já é não só santo, como salvador, mas é só para os crentes daquela igreja, porque nem um milagre há para a beatificação...
    Se ele for competente, serei o 1º a reconhecê-lo, mas com medidas destas, desta forma, não é preciso muita competência, mas apetência.

    ResponderEliminar