(per)Seguidores

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Gaspar foi considerado BOM em política, FRACO na credibilidade e quase o PIOR em economia

O Financial Times voltou a publicar, pelo 7º ano consecutivo, a classificação dos ministros da Economia e Finanças do continente europeu. O pior classificado é Luis de Guindos, o ministro espanhol. Vítor Gaspar está em 10º lugar numa lista liderada pelo alemão Wolfgang Schäuble.
O ministro português das Finanças deu um salto na classificação, passando do 18º para o 10º lugar. O ranking é construído com base em 3 critérios: político, económico e credibilidade.
Em termos políticos, Vítor Gaspar consegue a sua melhor classificação, sendo apenas superado pelo sueco Anders Borg e pelo alemão Wolfgang Schäuble.
No critério económico a situação é bem pior. Gaspar fica em 17º lugar, apenas à frente do grego Yannis Stournaras.
No que concerne à credibilidade, e pesar dos juros da dívida estarem em queda, o ministro português queda-se pela 15ª posição.
Marques Mendes considera que “Há uma omissão muito grave no discurso do ministro das Finanças e que é esta: o ministro da Finanças falou para a troika, para os credores, para os mercados, para os economistas, mas esqueceu-se de falar para o país”.
“Quem ouvisse o ministro das Finanças pensava que nós temos dois países, de um lado o país dos credores, dos mercados, da troika, e do outro lado que foi esquecido, o país onde os portugueses vivem e onde os portugueses sofrem”, acrescentou, salientando que quem se encontra desempregado “até considera uma ofensa” ouvir Vítor Gaspar “falar de sucesso”.
Para Marques Mendes, os ministros “têm de falar para o povo, porque é do povo que vem a garantia de que o governo tem condições para funcionar”.
É curioso que as várias notícias e títulos sejam díspares, desde o número de “concorrentes” (18 e 19), até às anteriores classificações atribuídas a Vítor Gaspar pelos rankings do FT (18º e 12º), mas é normal…
O 10º lugar em si, nem é interessante nem honroso, simplesmente porque o coloca abaixo do meio da tabela, sejam 18 ou 19…
O que é interessante é a classificação por itens, que como se constata, considera Gaspar um BOM POLÍTICO (em 3º lugar), o que aqui sempre afirmamos, atribuindo-lhe até o lugar de verdadeiro primeiro-ministro. E por isso, é que ele, mais a troika, querem obrigar o país a dar uma cambalhota político-ideológica, sem alterar a Constituição dentro das regras constitucionais…
Já quanto à CREDIBILIDADE, o ministro das Finanças quase que se posiciona no pódio dos últimos (talvez por dizer uma coisa aqui e outra lá fora)…
Mas quanto ao seu forte, a ECONOMIA, Gaspar só tem atrás o seu homólogo grego, faltando pouco para herdar o lugar de Teixeira dos Santos, que às vezes ficava em último e acabou por desistir da Maratona…
Tudo somado ou tirando a média, nem percebemos como conseguiu o 10º lugar, mas contas são contas e não perceções…
Se tivermos em conta esta crítica de Marques Mendes à performance de Gaspar na conferência de imprensa sobre a 6ª “avaliação” da troika à execução do plano da troika, percebe-se realmente a queda do ministro para a política, mas o comentador dá-lhe nota negativa…
Vá-se lá entender estes políticos!
Não é o máximo (dos mínimos)?
Espelho meu…

Sem comentários:

Enviar um comentário