(per)Seguidores

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Naturalmente que todos precisamos, às vezes…

Quantas vezes já falou ou ouviu alguém dizer “hoje estou stressado”? O stresse é muitas vezes usado como justificativa para o mau humor ou até mesmo para a falta de sorte. Então que tal esquecer os calmantes químicos que podem causar dependência e tentar acalmar-se naturalmente?
Confira as 10 dicas que selecionamos, para ficar relaxado e pronto para enfrentar o dia a dia sem atropelos.
1. Maracujá
A fruta é o calmante mais popular, conhecida por combater o stresse e a insónia. Embora não esteja comprovado, acredita-se que aumenta os níveis de um produto químico chamado ácido gama-aminobutírico no cérebro, diminuindo a atividade de algumas células do órgão e fazendo com que se sinta relaxado.
2. Massagem
Relaxa os músculos tensos, reduz a dor e melhora a circulação, detalhes que podem fazer maravilhas para a mente.
3. Meditação
Guarde de 15 minutos a 30 minutos por dia para ir até um local calmo, fechar os olhos e relaxar. Deixe os seus pensamentos correrem soltos ou concentre-se apenas na sua respiração e tente não pensar em nada.
4. Exercícios físicos
Exercitar-se libera endorfinas, que nos deixam de bom humor e longe do stresse, além de evitar problemas de saúde, como obesidade e outros. Praticar uma atividade física regularmente dá a possibilidade de reservar um tempo para si e deixar os pensamentos fluírem, da mesma maneira que na meditação.
5. Organizando a vida
Ninguém gosta de viver no meio da desarrumação, não é? Independente se a desarrumação é externa, como uma casa suja e desorganizada, ou interna, como uma lista de afazeres enorme que nunca chega ao fim, o importante é tentar organizar-se. Estudos revelam que o simples facto de ver a desarrumação já nos deixa instáveis.
6. Alimente-se bem
Como já mencionamos, a ingestão de alguns alimentos podem melhorar o seu humor. Em especial, mirtilo (blueberry), salmão e amêndoa são os grandes vilões do stresse, enquanto a ingestão de cafeína em excesso pode deixá-lo nervoso e ansioso.
7. Desconecte-se
Deixe um pouco de lado o telemóvel e o computador e faça outra atividade, como ler um bom livro. Com os limites entre o trabalho e a casa cada vez menos definidos por causa da internet – afinal, basta abrir a sua caixa de email para lembrar o que foi deixado de lado durante o horário comercial -, desconectar-se te deixará mais calmo e evitará a insónia.
8. Vitaminas B
Opte por alimentos ricos em vitaminas B, como grãos de cereais, feijão, ervilha, nozes, fígado, ovos e produtos lácteos. Já foi comprovado que essas vitaminas promovem o funcionamento adequado do sistema nervoso e do cérebro, assim como ajudam a induzir o relaxamento e combater a fadiga. De facto, os indicadores de deficiência de vitaminas B incluem irritabilidade, depressão e apatia.
9. Aromaterapia
Óleos aromáticos de lavanda, cipreste e alecrim são conhecidos por aliviar o stresse e a fadiga, uma vez que a inalação dos aromas provoca o aumento do humor, reduzindo a ansiedade e auxiliando a concentração. Especialistas explicam que os cheiros podem estimular o sistema límbico, que, por sua vez, liberta substâncias químicas que afetam o cérebro, promovendo sensações de relaxamento, calma, amor e emoção.
10. Dormir
Além de ser importante para o seu cérebro, uma boa noite de sono evita o stresse e a depressão. Evite realizar atividades físicas 3 horas antes de dormir, tome um bom banho quente e opte por alimentos ricos em triptofanos, como carboidratos, banana, amendoim, figo e leite.

Sem comentários:

Enviar um comentário