(per)Seguidores

terça-feira, 5 de março de 2013

É demasiada austeridade e demasiadamente rápida!

Paul de Grauwe, numa análise recente aos problemas da Europa pobre do Sul, dizia que o pânico e o medo não são - nem nunca foram - bons conselheiros económicos, sobretudo em alturas de crise. 
De Grauwe, um economista experimentado nas dores da zona euro, via esse medo e esse pânico nos últimos 2 anos de austeridade, no desnorte das políticas rápidas de consolidação, nas tentativas rápidas para convencer os mercados de que os resgatados estavam no caminho rápido para resolverem problemas crónicos de competitividade. Melhor: não só estavam a livrar-se desses males crónicos como estavam a acelerar, rapidamente, para o seu autofinanciamento. Pura ilusão, com uma conclusão evidente: foi demasiada austeridade, demasiado rápido. 
Mesmo com evidências destas, o que estará hoje em cima da mesa do Eurogrupo parece ser uma dose de vistas curtas. Mesmo a benesse que Portugal e a Irlanda se preparam para receber - menos juros, mais tempo para o défice, o mesmo dinheiro - ainda vive em Bruxelas a ideia de que esta é uma crise segmentada e restrita, nascida do laxismo nas contas públicas, de um erro ideológico de financiar investimento com dívida e apenas resolvido com doses cavalares de competitividade salarial. 
O que Bruxelas parece ainda não ter percebido é que uma Europa de baixo consumo e elevado desemprego dificilmente conseguirá gerar suficiente riqueza para sustentar a sua saída desta crise. A Europa pode sobreviver mais uns semestres com défices laços e juros maturados. Mas dificilmente recuperará sem uma política de estímulo fiscal que, gerando consumo, gere emprego.
O bispo do Porto, D. Manuel Clemente, que participou no debate do Centro de Estudos Judiciários subordinado ao tema "Justiça e Sociedade", ressalvou "a maneira civilizada dos cidadãos" se manifestarem, e sustentou que "eles precisam de respostas, sejam elas dadas cá, a nível europeu e internacional".
Salientando as manifestações "como sinais de uma sociedade viva", o bispo sustentou que "as dificuldades são muitas" e "os fatores são tão complexos, que tudo isto requer uma outra pedagogia". "Uma outra explicação de quem nos possa explicar as metas, os prazos - se é que eles se podem prever -, os modos, porque senão ficamos assim irrequietos, e é natural que nos manifestemos", sublinhou.
O eclesiástico sublinhou que, "quer nestas manifestações, quer no trabalho do dia-a-dia de quem tem de governar ou de quem tem de gerir empresas, de ensinar, investigar e encontrar maneiras para ultrapassar a situação", tem de haver maneiras que expliquem a situação em que o país se encontra.
O bispo do Porto salientou ainda que, em tempo de austeridade, "há direitos fundamentais que não podem ser postos em causa", mas assinalou que "têm de ser viabilizados, porque necessitam de possibilidades concretas, materiais para se exercerem".
"As pessoas que estão neste momento na governação que se lembrem de que estão a semear a miséria, pobreza, desastre e a dar cabo do país. Eu tenho de dizer isto!", declara D. Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas, acrescentando que lamenta não ter podido ir à manifestação organizada pelo grupo "Que se Lixe a Troika".
"Tenho muita pena que as pessoas tenham de ir para a rua protestar, para que determinadas dores e injustiças cheguem ao poder. E acho que o poder hoje devia ter esse bom senso (que é uma palavra que eu gosto), que tivessem a humildade intelectual de verificarem que como governação (e eu estou a julgar do ponto vista ético), como governação são uma desgraça", afirma o bispo das Forças Armadas.
Paul de Grauwe tem uma visão diferente da crise da zona euro. São os contribuintes portugueses que estão a dar dinheiro aos alemães e não o contrário. Professor de Economia Internacional da Universidade Católica de Lovaina e conselheiro da Comissão Europeia admite que Portugal nunca beneficiou realmente com o euro, mas desaconselha uma saída. Para o BCE não tem meias-palavras: ou são incompetentes ou estão a ser guiados por objectivos obscuros.
Já ontem disse que, mais ou menos tempo, mais ou menos dinheiro, mais ou menos juros, se não se refletir na redução das medidas de austeridade, de que o cidadão comum não tem qualquer responsabilidade pelas suas causas, bem podem pregar ou repetir gravações (já não se pode falar de cassetes), só transmitem a certeza de que vivemos debaixo de um regime plutocrático e usurpador.
E é mais um economista, Paul de Grauwe (que não é alemão, é belga), que vem reconhecer que a austeridade é demais, o tempo para saldar os juros e a dívida é muitíssimo curto e que sem crescimento não há possibilidades de se criar riqueza para se poder pagar as contas… Tão simples, tão simples, que os “inteligentes” não entendem!
No mesmo sentido, D. Manuel Clemente, bispo, intelectual e sensato, vem dizer o mesmo, com palavras mais doces, não deixando de exigir que alguém tem de explicar a situação em que o país se encontra, que nos possa explicar as metas, os prazos, se é que eles se podem prever (está provado que não) e que há direitos fundamentais que não podem ser postos em causa… Esperamos a decisão do Tribunal Constitucional!
Já D. Januário Torgal Ferreira, bispo aguerrido das Forças armadas, sem papas na língua nem paninhos quentes, sobre o mesmo tema, dispara lapidarmente que as pessoas que nos governam não se esqueçam de que estão a semear a miséria, a pobreza, o desastre e a dar cabo do país… São factos, não é mau feitio!
Há pouco mais de 1 ano, o mesmo economista, Paul de Grauwe, sobre os imbróglios da crise, dizia o que tenho repetido “n” vezes: “ou são incompetentes ou estão a ser guiados por objetivos obscuros”… Apesar de nessa altura os objetivos parecerem obscuros, cada vez mais constatamos que são muito claros, mesmo sendo bastante negros…
Que a chama do Espírito Santo ilumine os nossos governantes ou que nos ilumine a todos na hora de votar.
Ámen!

1 comentário:

  1. ӏ seriouѕly lovе yοur blog.. Pleasant
    colors & theme. Dіԁ уou creаte this site уοursеlf?
    Pleaѕе rеρly back as І'm planning to create my own blog and would like to know where you got this from or what the theme is named. Thank you!

    Feel free to surf to my homepage; pawn.tom.ru

    ResponderEliminar