(per)Seguidores

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Mais um rico menu cultural que sobrevive à pobreza…

Luís Diamantino, Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, apresentou, o 15.º “Correntes d’Escritas” – Encontro de Escritores de Expressão Ibérica.
O evento irá realizar-se de 20 a 22 de fevereiro, no Axis Vermar Conference & Beach Hotel, na Póvoa de Varzim. “A organização entendeu, para não sacrificar mais o público-leitor, concentrar todas as atividades no Axis Vermar, onde teremos 600 lugares para se sentarem”, explicou Luís Diamantino.
Sobre a programação do evento, o Vereador disse que “há sempre uma coluna vertebral nos acontecimentos”, e ao completar 15 anos, “mantivemos as mesas, as idas às escolas e as escolas que vêm até nós, o teatro, as exposições, a Revista, tudo isso acontece”.
A Conferência de Abertura é sempre um momento marcante do programa e “O Sr. Professor Doutor Adriano Moreira não vai fugir à regra, é uma personalidade incontornável na cultura, e todos os que assistirem à sua conferência vão sair de lá mais conhecedores, e com uma visão mais completa do que é ‘A Língua e o Saber’”, constatou.
Em relação aos mais de 60 escritores participantes, o autarca realçou que “nenhum dos elementos que aqui vamos ter é pago. Estão cá de forma graciosa e com uma entrega total”.
Esta edição mantém os 4 Prémios Literários, cujos vencedores serão anunciados na Cerimónia de Abertura, no Casino da Póvoa.
A Revista Correntes d’Escritas, “uma forma de homenagem a vultos da nossa literatura”, homenageia, este ano, Maria Teresa Horta, “uma amiga e cúmplice do Correntes d’Escritas”.
Para assinalar os 15 anos, os temas das Mesas “foram pensados de modo a que estas falassem de correntes”, realçando que “temos mesas muito boas, com muitos participantes e muito bons”.
Conversas a 2 é uma novidade desta edição. Aproveitando a reedição de 3 obras no evento, 2 autores vão estar 30 minutos à conversa, como será o caso de Eduardo Lourenço e Almeida Faria, “dois conversadores natos”, à conversa a propósito do livro ‘Lusitânia’.
Serão apresentados no 15.º Correntes d’Escritas mais 13 obras, em 1ª edição, e 2 projetos, uma revista – FLANZINE –, que ainda não completou 1 ano de vida, e uma editora – Cama-de-gato –, que nascerá no momento da sua apresentação, com o lançamento de 3 livros.
Haverá ainda uma Oficina de “Escrita para cinema”, em colaboração com a Terra Firme, com o realizador António-Pedro Vasconcelos. Do programa consta, ainda, uma exposição de 3 fotografias de Amaral Bernardo sobre a apanha do sargaço em Aver-o-Mar.
À semelhança do que aconteceu na edição anterior, a Fundação de Serralves irá colaborar com o Correntes d’Escritas com a exposição “As palavras em liberdade na coleção de E. M. de Melo e Castro”, que será inaugurada no dia 20 de fevereiro, no Museu Municipal.
“Tal como ano passado, haverá intervenções poéticas pelas ruas da cidade, pelos cafés, restaurantes e também no metro. A Associação Empresarial também vai disponibilizar o comboio turístico para que os diseurs de poesia se desloquem pela cidade, que estará também disponível para levar as pessoas aos restaurantes no centro da cidade, à hora do almoço”, esclareceu Luís Diamantino.
O Cineclube Octopus e o Varazim Teatro irão, uma vez mais, colaborar com a exibição de um documentário sobre Mário Cesariny e leituras de poesia em Escolas do 1º Ciclo e Centros de Dia, respetivamente.
Sobre a ida dos escritores às escolas, Luís Diamantino contou que “há escritores que, uma primeira vez que vão às escolas, pedem-nos sempre para voltar” e o mesmo acontece com os alunos que dizem que “adoram” o encontro com os escritores, salientando a recetividade das escolas para aproveitarem o facto de terem tantos e tão bons escritores juntos na nossa cidade.
O autarca reconheceu que, com o Correntes d’Escritas “a Póvoa lucra, todos lucramos” e informou que o Correntes d’Escritas terá um custo de cerca de 50.000 euros, sendo que o Instituto do Turismo de Portugal apoia em 50 a 75% os custos do evento.
Poderá visualizar ou imprimir o dossiê de comunicação, disponível no portal municipal.

Sem comentários:

Enviar um comentário