(per)Seguidores

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Porque devemos gostar de quem gosta de nós…

A cantora Stacey Kent, que atuou em Macau, apresentou o seu novo álbum “The Changing Lights”, onde estão incluídas 2 músicas originais em português, afirmou que está apaixonada por Portugal e admite vir a cantar fado, um dia. “Adoro Portugal, as pessoas, a comida, o tempo, a música”, partilhou Stacey Kent em entrevista, dizendo que é “presença constante” em terras portuguesas.
A cantora explicou que a paixão pela língua portuguesa surgiu desde cedo: “quem me influenciou foi o meu avô russo, que cresceu em França e desde novo aprendeu outras línguas”. “Quando era pequena, o meu avô ensinava-me a recitar poesia em francês”, contou, explicando que foi nessa altura “que o interesse pelas línguas nasceu”, tendo optado por aprender vários idiomas numa escola, onde a língua portuguesa não estava incluída no programa e “não conseguia perceber por que razão não havia português, para mim era obrigatório”, recorda.
“Acho a língua portuguesa absolutamente harmoniosa”, disse a cantora, adiantando que esta paixão é independente da sua carreira artística: “mesmo se não fosse cantora, aprenderia português”. Depois de completar um curso intensivo de português, a cantora contou que se dedicou muito mais à leitura de literatura portuguesa, mostrando-se “fiel seguidora de Fernando Pessoa e seus heterónimos”.
Questionada sobre a hipótese de um dia cantar fado, Stacey Kent não exclui essa possibilidade: “não sei o que me espera no futuro, mas seria uma enorme honra”, até porque o estilo musical português “emociona de uma forma muito honesta” quem o ouve.
Stacey Kent volta a território português com o 10.º álbum de estúdio, “The Changing Lights” e no qual celebra a música brasileira, interpretando Tom Jobim e Vinicius de Moraes, Sérgio Mendes, Roberto Menescal e Marcos Valle.
A relação de Stacey Kent com a música brasileira e com a língua portuguesa vem desde a adolescência, quando descobriu o álbum «Getz/Gilberto» (1963), que cruzou jazz e bossa nova, e juntou o saxofonista Stan Getz com o músico brasileiro João Gilberto (e também Tom Jobim).

A cantora norte-americana Stacey Kent gravou em Portugal um teledisco para a música “One Note Samba”, do álbum “The Changing Lights”. O vídeo foi gravado no grande auditório do CCB, em Lisboa, sala que acolheu um dos 5 concertos que Stacey Kent deu em Portugal.
No disco, Stacey Kent canta também em português - com sotaque do Brasil - os temas “A Tarde” e “Mais Uma Vez”, com letras do escritor português António Ladeira, professor nos Estados Unidos, com quem já tinha trabalhado antes.

Sem comentários:

Enviar um comentário