(per)Seguidores

domingo, 6 de julho de 2014

Finalmente a independência transparece. Já não era sem tempo!

Está confirmado. Vítor Bento e João Moreira Rato vão ser cooptados como presidente e administrador financeiro do BES, respetivamente, e vão ser nomeados oficialmente pelos acionistas na assembleia geral. Deste modo, a nomeação e a aprovação dos 2 nomes passaram a integrar a ordem de trabalhos da assembleia geral de acionistas marcada para o dia 31 de julho.
"Com as nomeações de um novo presidente do Conselho de Administração e novos CEO e CFO, respetivamente Paulo Mota Pinto, Vítor Bento e João Moreira Rato, dá-se resposta célere à reorganização da Administração do BES sendo nossa convição de que o BES ficará dotado de uma liderança independente que, em conjunto com os membros que permanecem em funções no Conselho de Administração e na sua Comissão Executiva, asseguram uma transição que garanta aos acionistas e demais stakeholders a confiança na instituição BES", revela a ESFG no documento.
Após a aprovação dos acionistas na assembleia geral, os dois nomes terão ainda de receber a "luz verde" oficial por parte do Banco de Portugal.
"Com estas decisões, a ESFG está certa de que ficará assegurado o desenvolvimento futuro do BES face aos atuais desafios", acrescenta.
O ainda deputado do PSD garante que "Caso seja eleito, quando iniciar essas funções cessarei de imediato o exercício das funções públicas que venho exercendo".
O próximo presidente do BES já comunicou ao Presidente da República a sua renúncia ao cargo de Conselheiro de Estado. Vítor Bento revela ao Negócios que o fez logo na quinta-feira.
João Moreira Rato vai ser (18 de abril de 2012) o novo presidente do Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP), confirmou o Ministério das Finanças.
O IGCP é a agência do Estado que tem a seu cargo a emissão de dívida pública. A liderança da instituição estava vaga desde a saída de Alberto Soares, cujo mandato expirou em Março.
Moreira Rato trabalhava no banco de investimentos Morgan Stanley, tendo também passado pelo Lehman Brothers (2003 a 2008) e pelo Goldman Sachs (2000 a 2003).
Antes das eleições de 2011, Moreira Rato pertenceu ao grupo de coordenadores do gabinete de estudos do PSD.

Sem comentários:

Enviar um comentário