(per)Seguidores

sábado, 6 de setembro de 2014

A diplomacia da guerra no combate aos hominídeos do “EI”

Mais atentados localizados, como o do museu judaico em Bruxelas, não são descartados. "Estado Islâmico" (EI) deve substituir Al Qaeda como grupo terrorista mais perigoso.
"O objetivo é claro", declarou o presidente dos EUA, Barack Obama, na sua visita à Estónia nesta quarta-feira (03/09). "Enfraquecer e destruir o Estado Islâmico, para que ele deixe de representar perigo", complementou o líder americano. O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, escolheu palavras ainda mais drásticas. Afirmou que os Estados Unidos perseguirão os assassinos dos 2 jornalistas norte-americanos "até aos portões do inferno".
Os americanos temem que os combatentes do EI originários da Europa e dos EUA possam, com os seus passaportes ocidentais, retornar facilmente aos seus países de origem e neles realizar ataques terroristas. "Sabemos que, nos últimos 3 anos, mais de 12.000 combatentes estrangeiros viajaram para a Síria", disse o especialista Matthew G. Olsen, do Centro Nacional de Contraterrorismo dos EUA. Entre eles estariam mais de 100 americanos e cerca de 1.000 europeus.
Propaganda eficaz
"Nenhum grupo dissemina a sua propaganda de forma tão eficaz", ressaltou Olsen. Os islamitas alcançam muitos potenciais combatentes no Ocidente através das redes sociais. "Eles são muito bons em atingir o público-alvo jovem", avaliou o psicólogo John Horgan, da Universidade de Massachusetts, num artigo no jornal The New York Times. Os islamitas atraem com mensagens como "seja parte de algo maior que você mesmo e faça-o agora".
Olsen avalia que o EI logo pode tornar-se a organização terrorista mais perigosa do mundo. O autoproclamado "Estado Islâmico" tornar-se-ia assim, uma ameaça ainda maior que a Al Qaeda, a rede terrorista responsável pelos ataques em Nova York e Washington em 11 de setembro de 2001. Financeiramente, o EI também está bem acobertado. Atualmente, o grupo arrecada mais de 1 milhão de dólares por dia, por exemplo com o resgate de reféns.
Sem evidências
No entanto, em comparação com a Al Qaeda, os combatentes do EI adotam uma tática diferente: preferem muitos ataques pequenos a poucos ataques grandes. Olsen cita como exemplo o atentado contra um museu judaico em Bruxelas, em maio deste ano. Os combatentes também evitam ao máximo utilizar comunicação eletrónica, o que dificulta o seu controlo.
Mesmo assim, Olsen não vê no momento um grande perigo para o Ocidente. "O EI não é comparável à Al Qaeda antes do 11 de Setembro", afirmou. O especialista ressaltou ainda que as agências de inteligência dos EUA também são hoje muito mais sensíveis à questão do terrorismo e trocam mais informações. Por isso, não há evidências de células terroristas nos Estados Unidos ou na Europa.
Segundo Olsen, a luta contra o EI ainda é uma tarefa de longo prazo e que deve ser combatida também politicamente. Ele afirma que seria importante, por exemplo, que, no lugar do regime de Assad, seja formado um governo de unidade nacional na Síria. Só assim, os Estados Unidos poderão enfraquecer e destruir o EI, conforme anunciado por Obama.
Se o especialista prevê que a luta armada vai ser de longo prazo e que deve ser, em simultâneo, complementada politicamente, com a Síria, mas parece que nem a Síria está de acordo, muito menos os países que tem mais fé na luta corpo a corpo, no terreno…
Mais valia usar os drones para arrasar os hominídeos e poupar as vidas dos humanos…
Os ministros europeus dos Negócios Estrangeiros chegaram a um acordo sobre o envio de armas aos combatentes curdos no Iraque, a ser feito por cada país, e não pelo bloco.
A chanceler alemã Angela Merkel lembrou esta segunda-feira  o papel da Alemanha na II Guerra Mundial e os compromissos do país com a NATO para que os deputados viabilizem a entrega de mais de oito mil de armas aos curdos no Norte do Iraque para combater os militantes do autodenominado Estado Islâmico.
O envio de material aos curdos, avaliado em 70 milhões de euros, inclui 30 lança-mísseis antitanque, bem como 8.000 metralhadoras G3 e G36. Até ao fim do mês, a Alemanha espera ainda enviar mais 50 milhões de euros em ajuda humanitária e material de guerra para 4.000 soldados.

Ecos da blogosfera – 6 set.

Efemérides do dia

“Samba” de Di Cavalcanti
Eventos históricos
3761 A.C. - Primeiro dia do calendário judeu.
1522 - Juan Sebastián Elcano chega a Sanlúcar de Barrameda (Cádiz) com apenas um navio e 18 homens, depois de dar a 1.ª volta ao mundo.
1620 - O navio Mayflower parte do porto de Southampton com destino ao Novo Mundo.
1915 - Criado o primeiro tanque de guerra, construído para o exército inglês.
1968 - A Suazilândia torna-se independente.
1991 - A cidade de Leningrado volta a chamar-se São Petesburgo, e a União Soviética reconhece a independência da Letónia, da Estónia e da Lituânia.
1997 - O funeral de Diana, Princesa de Gales, é assistido pela TV por 2,5 bilhões de pessoas.
Nasceram neste dia…
1809 - Bruno Bauer, filósofo e teólogo alemão (m.1882).
1897 - Di Cavalcanti, pintor e caricaturista brasileiro (m. 1976).
1899 - Emídio Guerreiro, político português (m. 2005).
1939 - Susumu Tonegawa, cientista japonês, premiado com o Nobel de Medicina em 1987.
1957 - José Sócrates, político português, ex-primeiro-ministro de Portugal.
Morreram neste dia…
1907 - Sully Prudhomme, escritor francês, ganhador do Nobel de Literatura de 1901 (n. 1839).
1998 - Akira Kurosawa, cineasta japonês (n. 1910).
2007 - Luciano Pavarotti, tenor italiano (n. 1935).

Contramaré… 6 set.

A dimensão do fenómeno fala por si: a cada 40 segundos, há uma pessoa que se suicida em todo mundo.
O suicídio é mesmo a 2.ª causa de morte mais comum entre os jovens dos 15 aos 29 anos, segundo um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O relatório revela que mais de 800.000 pessoas cometem suicídio anualmente, pelas estatísticas recolhidas até 2012.
A OMS apela a iniciativas locais, de pequena escala. É por aí que se conseguirá resolver o problema maior, no seu todo.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Vamos agora extrapolar o “Amigo dos Amigos” para os “DDT”?

Todos os 36 arguidos, 34 pessoas e 2 empresas, do processo Face Oculta foram, esta sexta-feira, condenados pelo Tribunal de Aveiro. Os principais arguidos de um dos processos mais mediáticos dos últimos anos foram também todos condenados a penas de prisão efetiva, numa sentença “pouco habitual” em Portugal. 
A leitura do acórdão ocorreu três anos depois da primeira sessão de julgamento e determinou que a pena mais pesada estava destinada para o principal arguido: Manuel Godinho, líder da rede de associação criminosa, foi condenado a 17 anos e 6 meses de prisão efetiva. Mas a sentença à prisão de facto foi também decretada a Armando Vara e José Penedos, com uma pena de 5 anos para cada um. Paulo Penedos viu o juiz decretar-lhe 4 anos de clausura.
Namércio Cunha, um dos principais arguidos a colaborar com a justiça, foi condenado a 1 ano de prisão com pena suspensa.
João Godinho, filho do sucateiro, foi condenado a 2 anos e 3 meses de prisão com pena suspensa. Por fim, Hugo Godinho, sobrinho do principal arguido, foi condenado a 5 anos e 6 meses de prisão.
Leia aqui as restantes condenações.
Para preservar o segredo, os investigadores marcaram mandados de busca com códigos para apanhar os delatores. O que mudou o Face Oculta?
Sílvia Caneco
Numa fase em que os inspectores da Polícia Judiciária e os procuradores do Ministério Público já passavam entre 16 a 20 horas diárias a investigar a rede de influências do empresário das sucatas Manuel Godinho, o processo "três seis dois" (362) era conhecido entre eles, não como Face Oculta, mas como "Amigos dos Amigos". É esse código que ainda consta dos apontamentos de um dos investigadores. Só quando foi preciso nomear a mega-operação de buscas a quadros da Refer, Ren, Galp, BCP ou EDP, nas vésperas do dia 28 de Outubro de 2009, o nome mudou: a equipa teve receio de que "Amigos dos Amigos" fosse associado a um grupo criminoso do Rio de Janeiro e baptizou a operação de Face Oculta também como manifestação de revolta.
O nome, que é também o de um bar de alterne na Barra, simbolizava as faces ocultas no processo e a que nunca conseguiram chegar e também a que estava escondida nas suspeitas de crime de atentado contra o Estado de Direito, alicerçado num plano do executivo de Sócrates para controlar a comunicação social. Nesta data, a esperança dos investigadores era nula: Noronha Nascimento, então presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), já ordenara a destruição das conversas telefónicas a envolver o primeiro-ministro.

Ecos da blogosfera – 5 set.

Efemérides do dia

Folha de rosto do Tratado de Tordesilhas (1494)
Eventos históricos
1940 - Hitler emite ordens para atacar prioritariamente Londres e outras cidades, em detrimento de bases aéreas britânicas (v. Blitz).
1944 - Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo firmam o tratado de constituição de Benelux.
1972 - A delegação israelita nos Jogos Olímpicos de Munique sofre um atentado de autoria do grupo terrorista palestiniano Setembro Negro; morrem 11 atletas.
1977 – Os Estados Unidos lançam a sonda espacial Voyager 1, que observaria Júpiter e Saturno.
Nasceram neste dia…
1735 - Johann Christian Bach, compositor alemão (m. 1782).
1798 - Auguste Comte, sociólogo francês.
1847 - Jesse James, criminoso estadunidense (m. 1882).
1946 - Freddie Mercury, cantor britânico, líder do grupo Queen (m. 1991).
1957 - Luís Marques Mendes, político e advogado português.
Morreram neste dia…
1566 - Sulimão I, governante do Império Otomano (n. 1494).
1857 - Auguste Comte, filósofo e sociólogo francês (n. 1798).
1997 - Madre Teresa de Calcutá, missionária católica indiana de etnia albanesa (n. 1910).

Contramaré… 5 set.

Ao contrário dos anos anteriores, os administradores, diretores gerais e diretores de 1ª linha viram o nível salarial aumentar em 2014 (entre 3,31% e 1,64%). A exceção vai para os comerciais e operários, que apresentam uma variação negativa de -0,14% e -1,41% respetivamente, indica o estudo "Mercer Total Compesation Portugal 2014", elaborado pela consultora Mercer.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Haverá ligação estes estes “terroristas” e os terroristas?

Clique na imagem para ler o Relatório em francês
O branqueamento de capitais, a fraude e a corrupção custam anualmente entre 28.900 e 48.700 milhões de euros (entre 38.000 e 64.000 milhões de dólares norte-americanos) em receitas fiscais a cada país, indica um relatório publicado esta quarta-feira pela associação ONE.
A organização britânica, fundada pelo cantor Bono, estima que, no global, as práticas fraudulentas nos países em desenvolvimento representem um volume anual na ordem dos 700.000 milhões de euros – mas que podem atingir os 1,5 biliões de euros -, o que a ONE qualifica como “roubo do século“.
Friederike Röder, que dirige a ONE em França, sublinhou, que esse capital em falta poderia ser “investido na saúde, segurança alimentar e em infraestruturas fundamentais, salvando-se assim milhares de vidas”.
De acordo com o relatório da ONE, há 3.600.000 de mortes que poderiam ser evitadas todos os anos nos países mais pobres se essas receitas fiscais fossem restauradas.
Clique na imagem para ler o Relatório em inglês
Perante isto, que todos sabíamos, mas não quantificado, ficamos mais à vontade para continuarmos a chamar os nomes mais apropriados que nos apetecerem a todos os responsáveis e coniventes com esta bagunça da “fiscalidade paralela”…
Bem sabemos que tudo isto tem a ver com a “invisibilidade” dos rostos destes “terroristas”, o que nos permite compreender a dificuldade que os Estados têm de lutar contra os terroristas, que escondem o rosto e semeiam a barbárie…
Só falta fazer a ligação destes “terroristas” aos terroristas e combater os terroristas combatendo, também, estes “terroristas”…
Tudo est(ar)á ligado!

Ecos da blogosfera – 4 set.

Efemérides do dia

A página original do Google (1998)
Eventos históricos
  476 - Queda de Roma, delimitando o início da Idade Média.
1865 - Início do governo de Joaquim António de Aguiar como Primeiro-Ministro de Portugal.
1871 - É proclamada a República Francesa.
1882 - Thomas Edison acende pela 1.ª vez, na central de eletricidade a iluminação elétrica comercial.
1888 - George Eastman registra a marca Kodak e recebe a patente por sua câmara que usa rolo de filme.
1911 - Início do governo de João Chagas como presidente do Ministério de Portugal.
1976 - George W. Bush é detido e multado por conduzir sob influência de álcool.
Nasceram neste dia…
1768 - François-René de Chateaubriand, poeta francês (m. 1848).
1926 - Ivan Illich, filósofo austríaco (m. 2002).
1931 - Aldo Rossi, arquiteto e teórico italiano (m. 1997).
1974 - José Luís Peixoto, escritor, dramaturgo e poeta português.
1979 - Pedro Camacho, compositor português.
Morreram neste dia…
1963 - Robert Schuman, estadista francês, conhecido como o "pai da Europa" (n. 1886)
1965 - Albert Schweitzer, teólogo, músico, filósofo e médico alsaciano (n. 1875)
1979 - Dennis Sefton Delmer, jornalista britânico (n. 1904).
1995 - Paulo Gracindo, ator de teatro, cinema e televisão brasileiro (n. 1911).

Contramaré… 4 set.

O presidente da Ucrânia anunciou ter alcançado um acordo com Vladimir Putin para um "cessar-fogo permanente", algo não formalmente subscrito pelo Kremlin, que recusa ser parte no conflito ucraniano.
O acordo foi estabelecido após conversa telefónica entre os dois presidentes e acontece na véspera da cimeira da NATO e num dia em que Barack Obama visita a Estónia.
O leste da Ucrânia representa cerca de 18% da riqueza produzida no país e tem sido o principal palco de confrontos com os separatistas pró-russos.
De acordo com a imprensa internacional, não há até agora sinais, no terreno, de um cessar-fogo.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Atenção, abriu a caça ao voto, mas em 2016 seremos caçados!

É oficial: o Governo não vai mais mexer nas regras da Segurança Social até ao final do mandato.
No Parlamento, no plenário da leitura da mensagem do Presidente da República depois do último chumbo do Tribunal Constitucional à Contribuição de Sustentabilidade (CS), o secretário de Estado da Segurança Social seguiu a bitola já definida pelo primeiro-ministro para garantir que não há e não haverá nova tentativa de reformar o sistema de pensões.
“O Governo tem procurado fazer uma reforma que garanta a sustentabilidade da Segurança Social. Não há medidas milagrosas nem avulsas. Têm uma estratégia clara e objetivo claro. Mas o pior que nos pode acontecer é instalar na sociedade portuguesa um clima de incerteza”, disse Agostinho Branquinho.
A mesma ideia (e garantia) que não há reforma que avance foi dada também por Luís Montenegro: “A jurisprudência constitucional e a indisponibilidade do principal partido da oposição, por um lado, e a circunstância que os pensionistas não merecem a incerteza (…) conduzem-nos a não insistir numa reforma estrutural da Segurança Social enquanto estas condições se mantiverem”. Para já, não só não vai fazer mais mexidas, como também vai deixar cair as que existem. E rematou: “Não significa que os próximos meses sejam tempo perdido”. E foi depois disto que desafiou o PS a um debate para a reforma do futuro.
Alberto Martins, líder da bancada parlamentar, criticou o Governo por os cortes do Governo terem “como alvo preferencial sempre os mesmos: os funcionários públicos, pensionistas, reformados e as famílias, gerando uma situação de empobrecimento, risco de subsistência digna e de desagregação social”. E acrescentou que “o que o Governo faz é, reiteradamente, governar contra a Constituição, contra o Tribunal Constitucional, pela subversão do Estado de Direito”.
O líder da bancada do Bloco de Esquerda preferiu “celebrar” o dia de hoje: “Estamos a celebrar uma vitória, primeiro dos pensionistas, depois da Constituição e por fim do país que se levanta contra estas políticas, não é submisso nem ao Governo nem aos mercados”.
O Parlamento aprovou ontem a reposição dos cortes salariais na Função Pública, que vão aplicar-se aos trabalhadores com salários acima de 1.500 euros. O diploma, que prevê a aplicação de cortes entre 3,5% e 10% este ano e em 2015, determina ainda a devolução de 20% da redução no próximo ano, reversão esta que o PS considerou eleitoralista.
É oficial: o Governo não vai desistir de mexer nas regras da Segurança Social se ganhar um próximo mandato.
Basta ouvir a lengalenga do secretário de Estado da Segurança Social quando fala que têm uma estratégia clara (empobrecer os Funcionários Públicos e Reformados) e um objetivo claro (claríssimo, roubar os Funcionários Públicos e Reformados) e chama a isto uma reforma da Segurança Social…
E ouvindo depois o líder da bancada do PSD dizer que para já (para já), não vai fazer mais mexidas (mais roubos) e não vai insistir nas propostas chumbadas (para já). Mas… De seguida desafiou o PS a um debate para a reforma do futuro, que é o mesmo que dizer: o futuro (do montante) das reformas.
E por ser um facto, é digna de registo a análise e a avaliação que faz Alberto Costa, que a “Reforma” para a “sustentabilidade” da Segurança Social, tem sido roubar sempre os mesmos: os funcionários públicos, pensionistas, reformados e as famílias, gerando uma situação de empobrecimento, risco de subsistência digna e de desagregação social, contra o que faltarão os argumentos aos defensores do executivo…
E razão tem ainda o líder da bancada do BE ao falar de celebração de mais uma vitória, dos pensionistas e da Constituição contra os pretendidos roubos e chumbados…
Já quanto aos Funcionários Públicos e ao saque permanente de que são alvo, alguém explica por que quer o governo cortar nos mesinhos que faltam de 2014, e ainda em 2015 na totalidade, para repor 20% em 2016? 20% da totalidade sacada ou 20% do saque “autorizado” (entre 3,5% e 10%) pelo TC? Não dava o mesmo resultado sacar já menos 20% do que vão sacar?
E quando se fala em repor, não se quer dizer que se vai devolver todo o montante sacado durante estes anos todos? Cada vez o português está mais traiçoeiro e os governantes idem…
Que se lixem as eleições? Que se boleiem as arestas que podem ferir os eleitores…
Cautela! Ensopado de coelho nunca fez bem a ninguém…
Está aberta a caça ao voto, mas só em 2016 seremos caçados, se quiser!

Ecos da blogosfera – 3 set.

Efemérides do dia

Eventos históricos
1384 - Fim do cerco de Lisboa (Crise de 1383-1385).
1758 - José I de Portugal escapa a uma tentativa de regicídio da qual resulta o Processo dos Távoras.
1759 - Expulsão dos jesuítas dos domínios portugueses.
1783 - É assinado o Tratado de Paris, pondo fim à Guerra da Independência dos EUA.
1939 - Reino Unido e França declaram guerra à Alemanha Nazi.
1971 - Independência do Qatar, sobre domínio do Reino Unido.
1995 - É fundando o site eBay.
2004 - Termina o Cerco à escola de Beslan, na República Russa da Ossétia do Norte, com pelo menos 334 mortos, a maioria crianças.
Nasceram neste dia…
1875 - Ferdinand Porsche, empresário austríaco, fundador da Porsche e um dos "pais" do Carocha (m. 1951).
1883 - António Sérgio, pensador português.
1898 - Alves dos Reis, um dos maiores burlões da história portuguesa (m. 1955).
1913 - Kenzo Tange, arquiteto japonês.
1938 - Ryoji Noyori, químico japonês, Nobel de Química em 2001.
1940 - Eduardo Galeano, escritor uruguaio.
Morreram neste dia…
1632 - Vicente de Santo António, mais conhecido por Beato S. Vicente de Albufeira, santo português, martirizado em Nagasaki (n. 1550).
1649 - Duarte de Bragança, senhor de Vila do Conde, militar português (n. 1605).
1658 - Oliver Cromwell, político britânico (n. 1599).
1991 - Frank Capra, cineasta estadunidense (n. 1897).
2005 - Fernando Távora, arquiteto português (n. 1923).